16 de março de 2009

Paisagens do Brasil


Em uma lanchonete, em qualquer lugar do Brasil...

- Moça, me dá um sanduíche?
- Não tenho mais dinheiro agora.
(na verdade, tenho o suficiente para outro sanduíche, mas, pensei tantas vezes se poderia utilizar aquele dinheiro para lanchar... Tenho tantas contas pra pagar que, não... não posso gastar mais!)

Todos os dias nos deparamos com crianças pedindo comida e dinheiro. É a desigualdade social batendo em nossa porta ou nos esbarrando pelas ruas. De quem é a culpa? Dos pais, que não controlam a natalidade em sua própria casa? Não. Muitas vezes, essa vida nas ruas já vem dos pais, avós, enfim, as vezes isso já vem de várias gerações. E então? Heim, Brasil? Diga de quem é a culpa?

A culpa é do governo que não cria condições para o controle de natalidade do país. Só sabe criar meios de tapar o sol com a peneira, mas essa, já está com buracos tão grandes que nem esconde mais erro algum. Sabiam que a Bolsa Família, criada pelo Governo, varia de R$15 à R$ 95 e que têm famílias em extrema pobreza que resolvem ter filhos e mais filhos só pra ter direito a esse valor minúsculo? É, pessoal! Se continuarmos assim Ipanema deixará de ser conhecida mundialmente como uma das mais importantes paisagens brasileiras, deixando em primeiro plano nossos coleguinhas pedintes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi...gostei muito do texto, que jornalista com engajamento social hein? rsrs
Saudade de vcs...bjão...Tátila

Mila disse...

Oi, Tati!

Fico feliz que tenha gostado de texto! Saudades de você também, baiana!

Bjinhos!