5 de janeiro de 2009

História de Família


Casa do Baile - Pampulha - BH/MG - Ano de 1942



Meu outro avô, o paterno, também sofreu com o Alzheimer no fim de sua vida. Em sua boa fase, Vô Bento foi um violonista muito conhecido em Belo Horizonte. Isso, na época em que Orla da Lagoa da Pampulha era o maior cenário da noite boêmia de nossa capital. Bento tocava em cassinos, no Famoso restaurante Redondo, na Rádio Inconfidência, enfim, tinha uma bela carreira. Infelizmente naquela época uma bela carreira não era sinônimo de dinheiro. A família que formou com sua esposa era bastante humilde. Para ajudá-lo com as finanças, Vó Anésia trabalhava como empregada doméstica e, assim levavam a vida com seus seis filhos. Se a carreira de um músico não dava dinheiro, pelo menos dava um certo status. Vovô deu aulas de violão para a filha do então Presidente da República Juscelino Kubstchek que atualmente descobri, ao mecher nas coisas antigas do quarto de meu avó, os dois se tratavam como amigos. Encontrei fotos e correspondências de JK para o Professor Bento. O mais surpreendente dessa doença que faz com que a memória vá embora, é que muitas vezes, o doente se lembra de fatos antigos de sua vida, mas não é capaz de reconhecer os próprios filhos. No caso do músico em questão, ele se lembrava de sua carreira, contava para quem quizesse ouvir que tocava em diversos locais, mas falava disso, como se estivesse vivendo ainda essa fase. Era como se ele voltasse gradualmente no tempo, e a partir de então, tudo o que foi posterior a isso, foi apagado da memória. Tenho medo de também ter essa doença. Dizem que isso é hereditário... tenho sentido alguns sintomas de perda de memória... espero que seja algo psicológico, que o medo me faz esquecer... mas, afinal, o que eu estava escrevendo mesmo?

3 comentários:

Anônimo disse...

Oii..aqui é da Bahia, podemos fazer alguma parceria? rsrsr
Oi Mila, é Tátila...amei os textos, vou continuar visitando, muito bons...parabéns a toda equipe pelo blog...bjão...sucesso!!

disse...

Oba! Parabéns pra nossa equipe!!! xD

Não sabia q tinha gente famosa na sua família mila! rsrs As vezes minha vó até conhece! Seria legal ne?!

;***

Mila disse...

Minha família é cheia de gente famosa, a começar por mim! hahahaha... Ui ui...

Pergunta pra sua vô se ela ouvia na Inconfidência o Bento de Oliveira, violonista. Vou descobrir o nome do programa e te falo.

Bjus!