23 de dezembro de 2008

Apenas observe

Em um dia comum sentado na rua um menino chorava. Era aquele choro intenso com soluções. Aquele choro que dói o coração e dá um nó na garganta. Ali sentado no meio fio, no meio da multidão, o menino de aproximadamente 10 anos estava. E eu me perguntava: Será que só eu to vendo aquele menino chorando? Será que ninguém vê que ele pode estar perdido? Será que ninguém vê o choro e quer saber o motivo? Pelo visto, ninguém estava reparando.

Fiquei observando por um tempo e observei as pessoas ao redor também. Algumas quase pisavam no menino, outras desviavam achando que o menino queria uma esmola. Aquela cena foi me dando um aperto, nem o policial foi até o menino saber o que ele tinha.

Não resistindo sentei ao lado do garotinho. Sentada ao seu lado, perguntei: Tudo bem? Ele sem virar o rosto balançou a cabeça dizendo que sim. Mas o que chamava a minha atenção era o olhar fixo no outro lado da rua. Decide acompanhar aquele olhar cheio de lágrimas e me deparei com uma loja de brinquedos. Dentro da loja, havia crianças com pais, tios e avós. Meu coração apertou mais ainda. Com isso, coloquei as mãos no ombro do garotinho e perguntei mais uma vez: Tudo bem? Ele continuou com o olhar para a loja e respondeu: Eu nunca ganhei um presente e chorou mais ainda. Meu coração apertou e eu já não continha as lágrimas. E ele ainda acrescentou: mas nem importo com presentes, só queria sentir como é ter uma família alegre e saber como é comemorar o natal com ela.

Sem saber o que fazer, abracei-o e chorei. Ele apenas olhou para mim e colocou as suas mãozinhas em cima da minha e disse: Obrigado. Não entendi o que ele quis dizer com isso. E ele disse que fica sentado ali todos os dias e ninguém nunca veio conversar com ele. Ele agradeceu de novo e falou que agora ele sabe que pelo menos ele existe para alguns.

--- Isso na verdade não aconteceu comigo, mas pode ter acontecido com qualquer um. Ou não, se cada um reparar ao redor e não olhar só para o que interessa, vai encontrar meninos assim, sentados pensando na vida.

--- O natal é a época de mostrar carinho e ser feliz. Não precisa dar presentes, apenas uma simples conversa pode ter um grande significado.

Um Feliz Natal para todos!

Um comentário:

disse...

Boa Thatá! Isso deve acontecer com muitos meninos! Mas duvido que tenha muita gente que repare!!